O Conselho de Ministros do Luxemburgo aprovou sexta-feira uma verba de 42,8 milhões de euros para à primeira fase das obras da gare periférica de Howald. O projecto prevê a criação de um cais e todas as infra-estruturas anexas. O acesso ao cais deverá fazer-se numa primeira fase por uma ponte pedonal até à zona industrial da rue des Scillas e à paragem de autocarro Howald-Ronnebësch.
O projecto de gare periférica em Howald faz parte integrante do projecto de gares periféricas que serão criadas em Cessange, Kirchberg, entre outras, e que servirão de estações intermodais entre os transportes públicos (comboio, autocarro e eléctrico) na cidade do Luxemburgo.
Na mesma reunião, os ministros aprovaram o projecto-lei sobre o reordenamento urbano das avenidas (boulevards) Raiffeisen e Kockelscheuer, no âmbito da extensão do bairro de Gasperich (ban de Gasperich) e Cloche d'Or, nos arredores sul da capital. As obras estão orçadas em 70.295 milhões de euros.
Fusão de Esch-sur-Sûre, Heiderscheid e Neunhausen deverá entrar em vigor até Janeiro de 2012
Os ministros deram ainda o seu aval à fusão das autarquias de Esch-sur-Sûre, Heiderscheid e Neunhausen. A sede da nova autarquia, que passa a denominar-se tão somente Esch-sur-Sûre, ficará instalada em Eschdorf. A fusão, que foi aceite em referendo pela população em 7 de Junho de 2009, deverá entrar em vigor até 1 de Janeiro de 2012. A lei que incentiva à fusão das autarquias prevê que a nova autarquia recebe como ajuda do Estado uma verba de 2.500 euros por cada habitante.
Sem comentários:
Enviar um comentário