quinta-feira, 22 de abril de 2010

Luxemburgo: Perfuração do Túnel Stafelter esta tarde, último troço a concluir da auto-estrada A7


Entrada Norte do túnel Stafelter (auto-estrada A7)


A perfuração do túnel começou às 16h, depois dos discursos do director das Obras Públicas, M. Molitor, do ministro da tutela, Claude Wiseler, e contou com a presença do grão-duque Henri e de cerca de 200 convidados.


Momentos antes da perfuração entre as duas galerias do túnel Stafelter. Os trabalhadores que perfuravam a partir do sul, desde Setembro de 2008, encontraram-se hoje com os trabalhadores que perfuravam o túnel desde a entrada norte.

Eram cerca de 16h01 quando deste lado do túnel (entrada norte) o grão-duque deu o sinal através de uma buzinadela. Segundos depois, em grandes estrondos impressionantes, que pareciam fazer vir abaixo as galerias do túnel, uma máquina perfuradora escavava um buraco na parede de rocha.

Do outro lado do buraco, os trabalhadores gritaram: "Urra, conseguimos furar", no que foram aplaudidos pelo público presente deste lado. Segundos depois, os primeiros trabalhadores atravessavam a passagem e removiam pedragulhos e pedras para deixar passar o público para a segunda galeria.

Do outro lado da passagem perfurada encontra-se o acesso à porta sul do túnel Stafelter

O túnel Stafelter ligará a A7 ao túnel do Grouft a norte, depois de a auto-estrada percorrer meio-quilómetro em superfície na zona do Waldhaff-Stafelter. A sul, o túnel desembocará no futuro nó A7/A1 no Kirchberg.

O túnel Stafelter tem um cumprimento de 1.850 m (dois túneis paralelos), sob a mata do Gréngewald.

Esta foi a última perfuração dos dois túneis que ligam o Kirchberg a Lorentzweiler e são o último troço a concluir para a finalização da auto-estrada A7 (Auto-estrada do Norte ou "Route du Nord").

O grosso da obra deverá estar concluído no final de 2011. Os últimos acabementos estão previstos para Agosto de 2012, ao que se seguirá a fase de testes de segurança e outros.

A auto-estrada A7 deverá estar totalmente concluída na Primavera de 2014.

Texto e fotos: JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário