quinta-feira, 22 de abril de 2010

Luxemburgo: Rosa Alice Branco participa na Primavera dos Poetas, este fim-de-semana

A poetisa portuguesa Rosa Alice Branco participa este fim-de-semana na Primavera dos Poetas no Luxemburgo. Depois de já ter passado pelo Grão-Ducado em 2005 (tertúlia literária na Kulturfabrik, Esch/Alzette), em 2007 (Primavera dos Poetas e Salão do Livro do Festival das Migrações) e 2008 (Instituto Camões), a autora regressa agora como uma das onze autoras convidadas este ano pelo evento.

Nascida em Aveiro em 1950, Rosa Alice Branco é filha do conhecido escritor e pintor Vasco Branco. Licenciada em Filosofia Contemporânea, é professora na Escola Superior de Artes e Design do Porto, desde 1989. Já publicou mais de uma dezena de livros desde os anos 80. Um dos últimos, "O mundo não acaba no frio dos teus ossos" (2009) mereceu mesmo ser traduzido para francês pela editora luxemburguesa Editions Phi, "Le monde ne finit pas dans le froid de tes os". A poetista recebeu em 2009 o Prémio de Poesia Espiral Maior, em Espanha, pela obra "O gado do Senhor". Rosa Alice Branco faz parte da mesma geração de poetas portugueses que Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral e Daniel Faria, entre outros.

A Primavera dos Poetas, dedicado este ano às mulheres e em particular às poetisas, abre oficialmente na sexta-feira, às 19h, na Kulturfabrik, em Esch/Alzette, com uma leitura da conhecida escritora Taslima Nasreen, do Bangladesh. No sábado, às 19h, haverá uma Grande Noite de Poesia, na Abadia de Neumünster, no Grund, com todas as autoras convidadas. No domingo, o evento encerra com uma Manhã Poética, pelas 11h, na Galeria Simoncini (6, rue Notre-Dame), na capital. O Luxemburgo está representado pela poetisa Anise Koltz.

A entrada é livre em todas as sessões desta "Primavera". No site www.prinpolux.lu , pode ser consultado o programa completo do evento .

JLC
Foto: GV

Sem comentários:

Enviar um comentário