sexta-feira, 16 de abril de 2010

A nuvem de cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão em erupção na Islândia, deverá atingir o território do Luxemburgo esta tarde.


A nuvem de cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão em erupção na Islândia, deverá atingir o território do Luxemburgo esta tarde.


A informação foi veiculada há instantes pelo Serviço de Imprensa do Governo com base nas previsões meteorológicas internacionais e no alerta difundido pelo Serviço de Protecção Civil europeu.


As autoridades não excluem a hipótese da nuvem de cinzas poder continuar a afectar o Luxemburgo durante todo o fim-de-semana.


Recorde-se que ontem à tarde a administração do Ambiente do Luxemburgo já tinha adiantado esta possibilidade o que levou ao encerramento do aeroporto de Findel, na capital, a partir das dez e meia da noite de ontem.


O Governo aconselha os residentes no Luxemburgo a tomarem algumas medidas de precaução, já previstas para as situações em que se verifica um aumento dos níveis de poluição atmosférica: fechar as janelas e permanecer dentro de casa.


Tudo porque a nuvem de cinzas é formada por pequenas partículas de dióxido de enxofre que no caso de atingirem o solo podem provocar ligeiros problemas respiratórios, sobretudo nos idosos, nas crianças e nas pessoas que sofrem de problemas respiratórios.


O Governo garante que até agora não foi detectado qualquer aumento nos níveis de poluição atmosférica no território e que a qualidade do ar não sofreu qualquer perturbação devido à nuvem de cinzas produzida pelo vulcão no Luxemburgo.


Quanto à concentração do Ozono, às oito da manhã a estação de controlo da qualidade do ar em Bonnevoie, na cidade do Luxemburgo, registava uma média de 43 microgramas por metro cúbico (mg/m3) e em Esch sur Alzette, à mesma hora, 42 mg/m3. O maior índice de concentração de Ozono foi verificado na estação do Mont de St. Nicolas, no norte do país, junto da fronteira com a Alemanha, com 57 mg/m3.


Níveis muito abaixo do limite que, uma vez transposto, obriga as autoridades a emitir um alerta aos cidadãos, ) e o de alerta (240 mcg/m3), acima do qual existem efeitos nocivos para a saúde da população em geral.


Aeroporto encerrado


O aeroporto de Findel no Luxemburgo está encerrado desde as dez e meia da noite de ontem por causa da nuvem de cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão em erupção na Islândia.

A situação vai manter-se até às 14 horas desta sexta-feira.
Todos os voos previstos para esta manhã foram cancelados, e para a tarde estao cancelados todos os voos até às 16h15m.


O voo da TAP para Portugal, com partida prevista para as 16h45m, ainda não tem qualquer indicação de que poderá ou não ser operado.


A situação no aeroporto do Luxemburgo vai ser re-avaliada por volta das 14 horas, mas segundo informações recolhidas pelo CONTACTO não há qualquer garantia de que o aeroporto volte a abrir durante o dia de hoje.

Mais informações podem ser obtidas na página do aeroporto em www.lux-airport.lu
DM


Sem comentários:

Enviar um comentário