De sexta, 7 de Maio, a domingo, dia 9, terá lugar nos cinemas CineBelval, Kinosch, em Esch/Alzette, e Cine Kursaal, em Rumelange, a 12a edição do "Festival international des très courts", dedicado às curtas-metragens com menos de três minutos de duração (não contando o título e o genérico). Todos os estilos estão representados: ficção, animação, documentário, cinema experimental. Amadores ou profissionais, novatos ou famosos, conservadores ou inovadores, os realizadores vêem de todos os horizontes e continentes, e apresentam visões pessoais cheias de humor e lucidez.
O "Festival international des très courts" é um evento que decorre em simultâneo em França e em cerca de 80 cidades pelo planeta fora (Bamako, Ramallah, Bruxelas, Brasília, Lausanne, Caracas, Belgrado, Bolonha, Londres, Singapura, Montreal, Tânger, entre outras).
O Luxemburgo aderiu ao projecto em 2005, com quatro edições na Cinemateca da cidade do Luxemburgo. Este ano, o festival deslocaliza-se para o sul do país, em Belval, Esch e Rumelange. A particularidade deste festival é permitir a espectadores do mundo inteiro descobrir ao mesmo tempo tanto a selecção internacional como a lista dos laureados.
Das 51 obras apresentadas em competição, o júri, presidido por Philippe Muyl, terá a missão de designar o Grande Prémio, o Prémio de Animação e o Prémio da Originalidade. Quanto ao Prémio do Público, este será atribuído com base nos votos dos espectadores presentes em todos as cidades participantes.
As 51 curtas-metragens serão apresentadas nos cinemas citadas em três partes com a mesma duração.
No Luxemburgo, o festival também vai mostrar produções locais, através da selecção "Lux moins court", um programa que junta as melhores curtas com menos de 15 minutos de duração realizadas localmente.
Em www.trescourt.com/luxembourg pode ser consultada a programação do festival.
Jorge Rodrigues
Sem comentários:
Enviar um comentário