sábado, 17 de julho de 2010

Festival "Blues 'n Jazz Rallye", hoje à noite, na cidade do Luxemburgo

O "Blues'n Jazz Rallye" regressa este sábado aos bairros históricos do Grund e Clausen, na capital, para uma maratona de concertos gratuitos ao ar livre, a partir das 19h.

O cartaz deste ano inclui 67 concertos em 11 palcos ao ar livre e salas de concerto, cafés e restaurantes que aderem à iniciativa criada em 1995, quando o Luxemburgo recebeu pela primeira vez o título de capital europeia da cultura.

Os organizadores prevêem uma afluência de 25 mil pessoas aos bairros do Grund e de Clausen vibrando ao som dos mais variados géneros de blues e jazz, do blues-rock, rockabilly, boogie woogie, funk e reggae ao blues, swing e afro-jazz, entre outros.

Os artistas participantes nesta edição vêm dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Bélgica, França, Holanda, Lituânia e Luxemburgo. A noite prolonga-se até às 3h da manhã, nos estabelecimentos participantes, mas os concertos ao ar livre terminam à 1h, por exigência dos moradores naqueles bairros.

O cartaz deste ano inclui nomes como os Eric y su chocolate, banda composta por dez músicos vindos do Luxemburgo e da Holanda, com sonoridades cubanas, desde o Cha Cha Cha, ao Bolero, Salsa, Rumba, Timba e Charanga.

Já os 14 músicos do grupo Flat Earth Society, vindos de Boston (EUA), apresentam um misto de elementos do rock, da vanguarda clássica, do punk, do jazz e de músicas de filmes policiais.

Um dos momentos altos do festival será o concerto de Jon Fadis ao lado da Luxembourg Jazz Orchestra sob a direcção de Ernie Hammes. Jon Faddis é um dos trompetistas mais conceituados dos EUA. Possui um dos sopros mais poderosos e sobreagudos da profissão e tocou com todos os famosos do ofício, nomeadamente Dizzy Gillespie, Dukke Ellington, Count Basie, Gil Evans, Benny Carter e Charles Mingus. Também os grandes nomes do blues marcam presença. Dos EUA chega-nos Deborah Coleman, virtuosa guitarrista, e de França, o grupo Awek, eleito duas vezes melhor banda francesa de blues.

Haverá autocarros especiais e gratuitos das 19h às 3h da manhã, de 20 em 20 minutos, entre o Glacis e Clausen, e todos os 15 minutos, entre as 22h e as 3h, a partir deste último bairro até ao parque de estacionamento Bouillon (Hollerich), à paragem de autocarros do Centro Aldringen, Gare e ao bairro de Cents.

Para mais informações, contacte o "Luxembourg City Tourist Office", o serviço de turismo da capital, pelo tel. 22 28 09, ou consulte o portal www.bluesjazzrallye.lu , na internet.

NC
Foto: Teddy Jaans

Sem comentários:

Enviar um comentário