quarta-feira, 28 de julho de 2010

Luxemburgo foi o país da UE cuja população mais cresceu - também graças aos portugueses

O Luxemburgo foi o país da União Europeia cuja população mais cresceu em 2009 com um aumento de 17,2%. Simultaneamente é o pais que registou o maior saldo migratório em 2009, revela um estudo do Eurostat, divulgado esta semana.

Estes recordes ficam-se também a dever à imigração constante de muitos portugueses para este país. Estes continuam a ser a maior comunidade estrangeira, com mais de 79 mil residentes, segundo o Statec, o gabinete de estatísticas luxemburguês, mas que já teriam chegado aos 100 mil, segundo o Consulado de Portugal.

Os números do instituto de estatísticas da UE vêm apenas confirmar o que o Statec já anunciara: que a população aumentou, entre Janeiro de 2008 e Janeiro de 2009, de 483.800 para 493.500 habitantes. E desde então terá mesmo ultrapassado os 506 mil habitantes, sendo 43% estrangeiros.

Ressalve-se que os números do Eurostat são fornecidos pelo Statec e que estes são estimativas que o gabinete de estatísticas luxemburguês actualiza duas vezes por ano. Recorde-se que o Luxemburgo (bem como muitos outros paises) só procede ao rencensemaneto da população uma vez por década. O próximo recenseamento decorre em Fevereiro de 2011 e é obrigatório para todos os habitantes.


Mês de Junho de 2010 no Luxemburgo: centenas de portugueses festejam nas ruas da capital luxemburguesa as vitórias da selecção das quinas no Mundial Foto: Manuel Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário