quarta-feira, 21 de julho de 2010

Michael Pinto: "Quero chegar à equipa principal do Sporting"


Distinguido no ano passado pela Academia do Sporting com o diploma de "melhor esquerdino" de todas as categorias da formação do clube, Michael Pinto vai integrar os juniores "A" da equipa leonina. O português nascido no Luxemburgo tem como objectivo chegar à equipa sénior dos "leões".

Michael Gonçalves Pinto apresentou-se a 6 de Janeiro de 2008 na Academia de Futebol de Alcochete para integrar a família leonina, o que constituiu a realização de um sonho que o jovem jogador perseguia desde que começou a dar os primeiros pontapés na bola.

A progressão foi rápida ao ponto de ter chegado a internacional sub-17 num jogo disputado em Inglaterra, frente à Roménia, no qual marcou um dos golos da vitória (3-1) lusitana.
"Ter representado Portugal foi um dos sonhos que já consegui realizar", começou por dizer o promissor jogador da Academia de Alcochete ao CONTACTO.

Mas o valor do jovem português já ultrapassou as fronteiras portuguesas. O recente interesse de clubes como o Liverpool ou o Inter de Milão valorizou Michael Pinto, que confessa: "O Liverpool queria que eu assinasse um contrato no dia 25, mas estou ligado ao Sporting e o clube não me deixou sair", explica. "Sinto-me bem na Academia de Alcochete. A minha evolução tem sido muito boa e por isso estou muito empenhado em chegar à equipa principal do Sporting. Quero entrar no mundo profissional. Esse é o meu grande objectivo para ter boas perspectivas de uma grande carreira no futebol de alto nível", garante".

Actual vice-campeão nacional de juvenis, Michael Pinto lamentou a decepcionante época realizada pelo Sporting.
"Os maus resultados da equipa principal acabam por prejudicar também o sector de formação do clube. Como o Sporting é uma equipa que aposta em jovens da Academia, se os resultados forem maus, a chamada de jogadores da casa à equipa sénior será mais difícil. Se tudo correr bem, a aposta mantém-se", sublinha. "Espero que o Paulo Sérgio continue a olhar para os jovens da formação como fazia o Paulo Bento.

No entanto, o clube do coração do extremo esquerdo é o Benfica. Michael Pinto confessa que "se o Benfica me quisesse na equipa principal, eu não hesitava".
Após dois na Academia de Alcochete, Michael Pinto faz um balanço bastante positivo da sua estadia no centro de estágio leonino. "Senti uma grande evolução como jogador a nível técnico, táctico, físico e também a nível da mentalidade, que é muito importante", confessa o jogador natural de Diekirch.

"O nível competitivo em Portugal é muito mais elevado e exigente que no Luxemburgo. Gosto muito deste país, não esqueço os meus familiares e amigos mas, neste momento, estou numa das melhores escolas de futebol da Europa".
Quanto a uma "aventura" num clube estrangeiro de nomeada como tem acontecido com alguns dos nossos jovens talentos, Michael sorriu e rematou: "É um caso para se ver".

Á. Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário