sábado, 24 de julho de 2010

Portugal/Prémios Talento: Aníbal Coimbra distinguido

O halterofilista luso-luxemburguês Aníbal Coimbra venceu esta noite o prémio Talento, na categoria de Desporto, galardão atribuído pelo Governo português aos seus cidadãos que vivem na diáspora.

Aníbal Coimbra foi distinguido pelas suas qualidades de atleta halterofilista, tendo vindo a acumular títulos na modalidade de Powerlifting.

Esta é a segundo vez que a uma inidvidualidade da comunidade portuguesa do Luxemburgo é distinguida com este prémio, sendo também a segunda vez que isso acontece na área desportiva. O ano passado, o galardão foi trazido pela primeira vez para o Luxemburgo pela jovem karateca Letícia Ferreira.

APL e Lino Galvão deixam escapar galardões

Pelo Luxemburgo concorriam ainda a estes prémios a associação Amizade Portugal-Luxemburgo, na área do associativismo, e Lino Galvão, na categoria Artes Visuais.

A APL, que foi finalista pelo segundo ano consecutivo, viu o galardão escapar-lhe para a Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault, de França, distinguida pelas acções sociais de relevo que desenvolve, pela promoção de animações socioculturais, actividades para jovens e cursos de língua portuguesa que organiza.

Por seu lado, o artista plástico Lino Galvão, autor, por exemplo, da escultura "L'homme qui marche", que pode ser vista no recinto do Hospital de Esch/Alzette, viu o prémio na sua categoria ser atribuído a Benjamin Marques, pintor que havia sido escolhido em 1998 para representar a França na Exposição Mundial de Lisboa.

Esta foi a primeira vez que o Luxemburgo contou três finalistas aos Prémios Talento, já que nas três edições anteriores tinha sido representado sempre por dois nomeados.

A gala dos Prémios Talento decorreu esta noite no Convento do Beato, em Lisboa e distinguiu ao todo 12 portugueses das comunidades, que se distinguiram em áreas tão variadas como a ciência, a comunicação social, a divulgação da Língua Portuguesa, o meio empresarial, as humanidades, a literatura, a política e as profissões liberais. Entre os 36 finalistas dos mais de 100 candidatos à quarta edição dos Prémios Talento 2009, contavam-se professores, deputados, jornalistas, artistas plásticos, cientistas e desportistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário