A jovem holandesa Laura e o pai, Dick Dekker, que a acompanha a bordo do veleiro Guppy, até Lisboa, partiram cerca das 9:00 locais (8:00 em Lisboa) rumo ao mar do norte.
“Eu não tenho verdadeiramente medo”, declarou a velejadora alguns minutos antes de partir no cais, onde centenas de pessoas assistiram à largada do veleiro.
A jovem indicou que prevê iniciar oficialmente a volta ao mundo em solitário dentro de “cerca de quatro semanas” a partir de Portugal, a partir de onde o pai a deixará sozinha a bordo do Guppy.
O trajeto hoje iniciado, até Lisboa, deverá demorar “duas a três semanas”, indicou o advogado da jovem holandesa, Peter de Lange.
O tribunal de Middelburg rejeitou a 27 de julho o pedido para prolongamento da jovem sob vigilância do Conselho de proteção da infância, que anunciou no dia seguinte que não iria recorrer da decisão.
O Conselho tinha pedido aos juízes para prolongarem até agosto de 2011 o período de vigilância da adolescente pelo organismo para impedir que Laura iniciasse a volta ao mundo à vela em solitário, alegando preocupações quanto ao desenvolvimento sócio-afetivo da jovem.
Laura Dekker deverá terminar a viagem, que iniciará em Lisboa, Portugal, antes de festejar o 17º aniversário a 20 de setembro de 2012 e tornar-se na mais jovem navegadora a realizar a volta ao mundo à vela em solitário.
Os pais da jovem apoiam o projeto.
A partida de Laura esteve inicialmente prevista para setembro de 2009, mas foi suspensa pela justiça.
Foto: Arquivo LW
Sem comentários:
Enviar um comentário