O Grupo de Interesse Económico (GIE) Luxtram inicia amanhã a segunda fase da operação de reconhecimento geotécnico na cidade do Luxemburgo com vista ao lançamento do futuro eléctrico de superfície.
Até 17 de Setembro, vão ser efectuadas 31 perfurações num traçado de 3,5 quilómetros, a partir da estação ferroviária do bairro da Gare até à rotunda Schuman, à entrada do bairro de Limperstberg.
Durante os trabalhos, o trânsito vai ser desviado. Para evitar maiores transtornos, as perfurações na avenue da Liberté e no boulevard Royal vão ser levadas a cabo aos fins-de-semana.
O GIE Luxtram (Estado e a Comuna da cidade do Luxemburgo) pretende conhecer a natureza e as características do solo por onde vai passar o eléctrico.
A operação permite também avaliar que tipo de trabalhos vão ser necessários e que tipo de material deverá ser empregue.
Uma primeira fase de reconhecimento teve lugar ao longo do boulevard J.F. Kennedy, no bairro de Kirchberg, do dia 12 a 30 de Julho. Foram feitas 28 perfurações ao longo de quatro quilómetros.
O GIE Luxtram foi criado em 2007 e tem por missão prosseguir com a planificação do futuro eléctrico de superfície para a cidade do Luxemburgo.
No início, o eléctrico irá circular no traçado Luxexpo-Estação da Gare (via o boulevard Kennedy, em Kirchberg, a Coque, a place de l'Europe, a ponte Grande-Duchesse Charlotte, a ponte Adolphe e a avenue de la Liberté).
O gabinete de arquitectos londrino "Lifschutz Davidson Sandilands" foi designado, em Março do ano passado, vencedor do concurso para a construção da linha do futuro eléctrico.
Na altura, o então ministro dos Transportes, Lucien Lux, previa que as obras arrancasem em 2011, devendo estar prontas em 2014, aquando da próxima legislatura.
O custo da linha está avaliada em 150 milhões de euros.
Foto: Lifschutz Davidson Sandilands
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