Mais antiga do que a própria nacionalidade luxemburguesa, a "Schueberfouer", a feira popular da cidade do Luxemburgo, regressa pelo 670° ano consecutivo à capital. Como manda a tradição, a inauguração oficial aconteceu esta tarde, cerca das 17h, em cerimónia presidida pelo burgomestre da capital, Paul Helminger, no recinto da feira.
A feira prolonga-se até 8 de Setembro.
A grande feira do Luxemburgo, ou simplesmente "Fouer", como é chamada pelos luxemburgueses, volta a atrair as gentes da capital, do resto do país e regiões fronteiriças, porque mais do que uma tradição anual é a manifestação que marca o fim das férias de Verão, o fim das colheitas, a preparação para as vindimas e o regresso às aulas que se aproxima.
Fundada em 1340 por João "O Cego" (Jean l'Aveugle), Conde do Luxemburgo e Rei da Boémia (Roménia), a "Schueberfouer" começou por ser um grande mercado com quitandas de artesãos e tecelões da cidade aos quais se juntavam comerciantes ciganos e criadores de gado. Era a ocasião anual de a população rural vir à capital.
Só após a Revolução Francesa (fim do séc. XVIII) a "Schueberfouer" passou também a ser um lugar de divertimento, sendo hoje uma grande feira popular, com atracções cada vez mais sofisticadas de ano para ano. Por esta ocasião, a place do Glacis muda de aspecto, atraindo não só amadores de sensações fortes como os nostálgicos de carrosséis antigos, sem esquecer os gulosos, que não deixam de deliciar-se com o peixe frito tipicamente nacional ("gebaackene Fesch"), as panquecas tradicionais de batata "Grompelkichelcher" e a guloseima típica da feira, o "Schappnougat", um torrão de nougat luxemburguês.
Mais informações sobre a feira em www.fouer.lu e www.Schueberfouer.lu
Como chegar à feira?
Linhas de autocarros
- autocarros gratuitos nas linhas 1,2,3,4,12,13,18 e 19 entre a gare central e a feira, paragem junto à Fundação Pescatore e no Glacis: a partir das 18h durante a semana; a partir das 13h ao fim-de-semana
- os autocarros nocturnos "City Night Bus" circulam no seu horário normal, i.e., nas madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo
- a linha CN1 liga os bairros de Hollerich, Luxemburgo-Gare, Clausen, Neudorf e Cents (e não chega até à feira)
- as linhas CN2 e CN3 asseguram a correspondência entre o Centro Hamilius (place Aldringen) e os bairros de Bonnevoie, Gasperich e Cessange (CN3) e Limperstberg, Belair e Merl (CN2)
- as linhas "Call a Bus", autocarro sob encomenda, de todos os pontos da capital para todos os pontos da mesma cidade, circulam de segunda a sábado até às 23h, sob condição de reserva prévia com, pelo menos, 45 minutos de antecedência pelo tel. 4796-4797
- serviço de tranporte para pessoas em cadeiras de rodas (não necessita reserva): o "Fouer-Rollibus" circula diariamente entre as 15h15 e as 22h30 entre o P+R Bouillon (Hollerich) e a feira (paragem no boulevard Pierre Frieden)
Há também serviços especiais de comboios a partir de várias cidades em horários adaptados aos do funcionamento da feira e algumas autarquias propõem mesmo aos seus habitantes serviços de autocarro até ao recinto do certame.
Mais informações em www.mobiliteit.lu , em www.fouer.lu ou no Call Center da Central de Mobilidade, pelo tel. 24 65 24 65 (de segunda a sexta, das 6h às 20h; aos fins-de-semana, das 8h às 20h)
Foto: Marc Wilwert
Sem comentários:
Enviar um comentário