sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Luxemburgo: Visitas ao Palácio Grão-Ducal ainda até domingo

Um dos grandes símbolos e orgulhos do país é a residência oficial do Grão-Duque Henri e da sua família, na rue du Marché-aux-Herbes, no coração da capital luxemburguesa.

Em torno do palácio, que é apenas utilizado como residência dos soberanos para recepções oficiais, já que a sua residência diária é no Castelo de Berg, reina sempre a curiosidade de muitos turistas em saber onde e como vive família real, como são os quartos e salões do palácio e que tipo de obras de arte decoram os espaços.

Para proporcionar momentos inesquecíveis aos habitantes e turistas do Luxemburgo, as portas do palácio grão-ducal estão abertas ao público desde Julho e até domingo, 29 de Agosto.

As visitas guiadas decorrem diariamente nas três línguas oficiais do Luxemburgo (luxemburguês, francês e alemão), mas também em inglês e holandês.

Um pouco de história

Como cartão de visita da residência grã-ducal citadina deparamo-nos com uma fachada excepcional do séc. XV. Contudo, este monumento imponente, teve já várias funções em termos de representação de Estado e outras.

O edifício foi construído entre 1572 e 1574 com o intuito de acolher a "mairie" (Câmara Municipal) da capital. Depois de ter sido prefeitura, tornou-se a sede do Governo. Em 1890, a antiga câmara municipal é transformada pelas mãos do arquitecto de Estado Charles Arendt e pelo belga Gédéon Bordiau. Em 1890, o grão-duque Adolphe elege o edifico para sua residência oficial. E assim permaneceu até hoje, sendo a residência oficial dos actuais soberanos quando estes se deslocam à capital.

O edifício foi restaurado em 1995 e é uma das atracões turísticas mais importantes do país.

Desde 1977, o palácio convida residentes e turistas para visitas guiadas organizadas pelo "Luxembourg City Tourist Office" (LCTO).

Os bilhetes (7 euros para adultos; 3,5 euros para crianças) são vendidos nas instalações do LCTO na place Guillaume II (Knuedler), na capital, e as receitas da venda revertem para a Fundação do Grão-Duque Henri e da Grã-Duquesa Maria-Teresa.

Todas as informações, assim como reservas, podem ser obtidas através do tel. 22 28 09 (por mail guides@lcto.lu ou em www.lcto.lu ).

GV
Foto: Tessy Hansen (LW) / LCTO

Sem comentários:

Enviar um comentário