domingo, 15 de agosto de 2010

Paquistão: Ban Ki-Moon afirma que nunca viu um desastre como o das cheias

O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, afirmou hoje, durante uma visita ao Paquistão, que nunca tinha visto um desastre natural comparável às inundações que há duas semanas vitimam milhões de paquistaneses.

“Vi muitos desastres naturais em todo o mundo, mas nunca nada como este. As inundações ainda não terminaram, continuarão durante semanas”, disse Ban Ki-Moon numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari.

Ban chegou hoje de manhã ao Paquistão, visitou várias zonas do Sul, entre elas, o Punjab, uma das mais afetadas, onde vários diques ameaçam ruir, reunindo-se em seguida com Zardari e com o primeiro ministro Yusuf Razá Guilani.

O objetivo do secretário geral da ONU é acelerar a chegada de ajuda ao Paquistão. As Nações Unidas pediram 459 milhões de dólares à comunidade internacional, mas até ao momento apenas receberam um quinto desse total.

“Precisamos de mais apoio da comunidade internacional. Estas inundações sem precedentes necessitam de uma assistência sem precedentes. Temos de nos mexer rapidamente”, disse Ki-Moon na conferência de imprensa realizada na base militar de Chakala, próximo da capital.

Os últimos dados dão conta que mais de 14 milhões de paquistaneses foram afetados pelas cheias que provocaram 1343 mortos e 1588 feridos, mas o governo paquistanês estima que os afetados são cerca de 20 milhões.

Ban Ki-Moon deve deixar hoje aquele país asiático.

Sem comentários:

Enviar um comentário