O ministro da Administração Interna português, Rui Pereira, disse hoje que a área ardida até 15 de Agosto, cerca de 71 mil hectares, é 20% menor do que em 2003, graças ao “eficaz dispositivo de combate”.
Rui Pereira, que falava no final do briefing diário da Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Lisboa, destacou o facto de este ano a área ardida ser muito menor que em 2003 e 2005.
“A área já ardida em 2010 é, em período homólogo, menor em um quinto do que a registada em 2003 e pouco mais de um terço do que ardeu em 2005”, afirmou Rui Pereira atribuindo essa redução a uma “melhor reação do dispositivo” de combate.
Em 2003, no mesmo período, arderam 372 mil hectares de mato e floresta e, em 2005, 117 mil.
E o ponto de partida de comparação do ministro foi precisamente estes números: “já ardeu mais este ano do que nos últimos anos, mas muito menos que em 2003 e 2005” e isso graças a “enormes melhoramentos no sistema de proteção civil”.
“Há uma melhor coordenação, mais cooperação e os meios disponíveis foram programados e reforçados”, sustentou.
Para o responsável pela Administração Interna foram feitos grandes progressos no dispositivo, que tem “combatido com muita dedicação e competência” os milhares de incêndios já registados.
Questionado sobre algumas críticas, nomeadamente dos bombeiros, Rui Pereira recusou polémicas e apelou a todos que se juntem no combate.
Sem comentários:
Enviar um comentário