quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Primeiro-ministro francês interpela Durão Barroso: Paris defende veto à entrada da Roménia no Espaço Schengen

A França defende o veto à entrada da Roménia no Espaço Schengen (espaço europeu de livre circulação de pessoas e mercadorias) caso Bucareste não lute com maior firmeza contra o fluxo de imigração irregular, segundo noticia avançada ontem pelo diário espanhol El País.

Numa carta dirigida ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o chefe do governo francês, François Fillon (na foto), sustenta que os quatro mil milhões de euros de fundos europeus entregues à Roménia devem ser usados para resolver a imigração ilegal, sugerindo como medida de pressão o bloqueio do seu ingresso no Espaço Schengen.

A França tem repatriado centenas de ciganos romenos em situação irregular, ao abrigo de uma política securitária do presidente Nicolas Sarkozy, criticada pela União Europeia por atentar contra o direito de livre circulação de pessoas.

Durante uma visita ontem à França, o secretário de Estado romeno, Valentin Mocanu, acordou com o da Segurança Pública francês, Valentin Fatuloiu, em cooperar "melhor" na reinserção dos ciganos.

O presidente romeno, Traian Basescu, advoga a criação de um plano de integração europeu dos ciganos, ideia defendida há dois anos face à alegada perseguição sobre a etnia por parte das autoridades italianas.

Sem comentários:

Enviar um comentário