sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Conjuntura: BCE mantém taxa de referência em 1%

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu ontem manter a sua principal taxa diretora em um por cento pelo 16.º mês consecutivo.

Desde a última reunião do BCE, os dados divulgados pelo Eurostat mostraram que a economia da zona do euro cresceu um por cento no segundo trimestre face ao período anterior, suportado sobretudo pelo crescimento da Alemanha em 2,2 por cento.

Os analistas contactados pelas agências internacionais antecipavam a manutenção da taxa de referência devido aos receios de um abrandamento da retoma no segundo semestre deste ano e uma vez que a inflação na zona euro se encontra abaixo do limite de dois por cento definido pela instituição.

O BCE também manteve inalteradas as outras duas taxas de referência, a taxa marginal de crédito e a taxa de depósitos, em 1,75 por cento e 0,25 por cento, respetivamente.

O conselho de governadores do BCE baixou em maio de 2009 o preço do dinheiro para um por cento, o valor mais baixo de sempre desta taxa desde a criação da união monetária em 1999, com o objetivo de ajudar à recuperação da economia.

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário