terça-feira, 7 de setembro de 2010

França vive dia de greve geral

A França vive hoje um dia de greve geral convocada pelos sindicatos em protesto contra a reforma do sistema de pensões apresentado por Nicolas Sarkozy, que hoje começa a ser discutida no parlamento francês. “Não vou ser mais um presidente a sair sem solucionar este assunto”, garantiu Sarkozy na sexta-feira.

O adiamento da idade mínima da reforma, de 60 para 62 anos, é a principal medida do plano governamental e a mais contestada pelos sindicatos que hoje esperam dois milhões de pessoas nas manifestações previstas por todo o país.

Sarkozy quer que, a partir de Julho de 2011, a idade mínima da reforma seja adiada quatro meses todos os anos para atingir os 62 anos em 2018, o que poupará aos cofres do Estado 18,6 mil milhões de euros por ano.

O sector dos transportes deve ser um dos mais afectados pela greve geral de hoje, sendo esperado o cancelamento de três em cada cinco comboios de alta velocidade e de metade dos regionais, enquanto a Direcção-Geral da Aviação Civil recomendou às companhias o cancelamento de 25% dos voos.

Greve afecta voos e comboios para o Luxemburgo

Os voos habituais entre a capital francesa e o aeroporto do Findel vão ser afectados - atrasados ou anulados - por esta greve bem como os voos com destino e vindos de paises situados a sul de França, como Espanha, Itália e Portugal.

Também os comboios com proveniência e destino a França, não só da região vizinha da Lorena, como os destinos de Paris, Estrasburgo, Basileia e Nice vão sofrer atrasos, enquanto outros foram desde já anulados.

Os sites dos Caminhos de Ferro Luxemburgueses (www.cfl.lu) e do aeroporto do Luxemburgo (www.luxairport.lu) informam os passageiros sobre os comboios e voos susceptíveis de sofrer atrasos bem como os que foram anulados.

Sem comentários:

Enviar um comentário