terça-feira, 7 de setembro de 2010

Luxemburgo: Grão-Duques partem esta manhã para Portugal, numa visita de Estado que vai durar três dias

Os grão-duques do Luxemburgo cumprem a partir de hoje e até quinta-feira uma visita de Estado de três dias a Portugal.

Esta primeira visita de Estado dos soberanos do Grão-Ducado a Portugal vai levar os grão-duques Henri e Maria Teresa a Lisboa, Cascais e a Coimbra e incluí na comitiva os ministros dos Negócios Estrangeiros, Jean Asselborn (que se faz acompanhar da esposa), o ministro da Economia e do Comércio Externo, Jeannot Krecké, que lidera uma missão económica que inclui empresários luxemburgueses e portugueses do Luxemburgo. Faz ainda parte da comitiva uma delegação da corte grã-ducal, liderada pelo marechal Pierre Mores.

Partida esta manhã do Findel às 9h10

Ainda antes de embarcarem esta manhã, os grão-duques assistem a uma recepção de partida, cerca das 9h, no salão de honra do aeroporto do Luxemburgo, no Findel. Como é do protocolo. Participam nesta cerimónia, além dos ministros que acompanham os soberanos, os ministros do Interior, da Família, do Desenvolvimento Sustentável, o presidente do Parlamento, o procurador-geral de Estado, bem como o chefe de Estado maior do Exército, entre outros representantes oficiais. Depois de o chefe de Estado passar as tropas em revista e de ser interpretado o hino nacional, o grão-duque Henri pode oficialmente deixar o país.

A comitiva luxemburguesa, acompanhada por uma vasta delegação de jornalistas, parte rumo a Lisboa às 9h10, num voo especial da Luxair. Assim que entrar em território português, o avião será escoltado por dois caças F16 da Força Área Portuguesa, até ao aeródromo militar de Lisboa (AT1), onde está previsto aterrar às 11h (hora portuguesa).

Antes de os grãos-duques poderem descer do aparelho, sobem a bordo o embaixador e chefe do Protocolo português, José de Bouza Serrano, e o embaixador do Luxemburgo em Lisboa, Alain de Muyser. Em Julho, Alain de Muyser revelava ao CONTACTO que esta será a última visita oficial que vai acompanhar enquanto diplomata em Portugal. O embaixador deixa Lisboa no final deste mês, indo desempenhar funções de deputado secretário-geral do Benelux, em Bruxelas.

Ao desceram do avião, os grão-duques são acolhidos na pista pelo embaixador de Portugal no Luxemburgo, José Pessanha Viegas, e por uma guarda de honra, antes de poderem começar de facto a sua visita de Estado.

O CONTACTO vai ter um enviado especial a acompanhar esta visita de Estado a Portugal.

Foto: Guy Jallay

Sem comentários:

Enviar um comentário