No lugar onde até 2005 funcionava um simples cais de embarque, a estação Belval-Usines (em referência às instalações da siderúrgica Arbed, ali situadas), foi construída uma moderna gare com linhas arquitectónicas futuristas, que passará a denominar-se "Gare Belval-Université".
Esta é a primeira de três gares previstas para Belval e deverá ligar Esch/Alzette às futuras gares de Belval-Lycée (no bairro Belval-Park) e de Belvaux-Mairie (perto da rotunda de Belvaux).
Como já o disse por diversas vezes o arquitecto da obra, o luxemburguês Jim Clemens, "esta é a única estação do país em que os passageiros acedem ao cais passando por cima das vias e não por baixo". A estação tem duas entradas: a entrada sul, a partir da route de Belval (estrada CR 168 que liga Esch a Belvaux, nas traseiras da gare) e a entrada norte, que dá acesso, através de duas passerelles, ao Belval Plaza 1 e ao pátio da Rockhal, e daí para o plateau des Hauts-Fournaux, onde se ergue o edifício vermelho da Dexia-BIL e onde será construído o futuro pólo universitário de Belval. Na parte sul, está prevista a criação de um Park & Ride que terá entre 1.600 e 2.400 lugares de estacionamento.
A estação tem 139 m de comprimento, o antigo cais foi alargado de três para 11 metros, e o primeiro piso acolhe lojas, salas de espera, além de permitir uma vista panorâmica sobre todo o bairro.
Segundo Jim Clemens, a obra parece "uma enorme centopeia brilhante". A gare foi pensada para ser utilizada, dentro de 10 a 15 anos, por 20 a 30 mil pessoas, que diariamente circularão de e para Belval.
O primeiro piso da nova gare acolhe lojas, salas de espera,
além de permitir uma vista panorâmica sobre todo o bairro
além de permitir uma vista panorâmica sobre todo o bairro
Uma das passerelles liga a gare directamente ao centro comercial Belvalplaza 1 e a segunda (na foto) dá para as traseiras da Rockhal e para o plateau des Hauts-Fournaux
Texto e fotos: JLC
Sem comentários:
Enviar um comentário