sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Luxemburgo: Oeko-foire, feira ecológica decorre a partir de hoje e até domingo na Luxexpo

O centro de exposições Luxexpo, no bairro do Kirchberg, na cidade do Luxemburgo, recebe a partir de hoje e até domingo a Feira Ecológica, "Oeko-Foire", numa organização do Movimento Ecológico (Méco) e do Centro Ecológico do Luxemburgo ("OekoZenter Lëtzebuerg").

O certame abre ao público hoje, a partir das 14h e encerra domingo, dia 19, às 19h.

Durante os três dias, cerca de 200 expositores apresentam serviços e produtos, efectuados e fabricados respeitando critérios ecológicos, amigos do ambiente e da saúde. A feira ecológica oferece aos visitantes um serviço de aconselhamento e informação nos mais variados sectores da vida quotidiana como: construção, mobiliário, energias renováveis, alimentação, jardinagem, agricultura, têxteis e calçado, lazer, produtos de beleza, brinquedos, bens de consumo e tecnologia, entre outros.

Na edição de 2010, está em destaque a "cozinha biológica", englobando o que vai do mercado alimentar ao da construção de habitações ecológicas e pasando pela economia de energia. Os cozinheiros vão confeccionar pratos biológicos refinados e mostrar como preparar alimentos saudáveis com produtos "bio". Os visitantes são convidados, por seu lado, a descobrir toda a variedade da cozinha vegetariana e a provar muitos produtos da agricultura biológica como mel, café, chocolate, ervas e especiarias. Neste espaço os visitantes poderão obter todas as informações sobre a agricultura biológica e levar até algumas receitas interessantes para casa. Neste stand, desfrutar é a palavra de ordem.

O stand do Centro Ecológico do Luxemburgo apresenta uma "casa ecológica", onde os responsáveis deste organismo apresentam todas as fases da renovação de uma habitação para que esta se torne amiga do ambiente. Os visistantes descobrem assim os erros a evitar e os pontos que merecem mais atenção, como os requisitos de eficiência energética e a utilização de materiais ecológicos não prejudiciais à saúde.

No stand "Top 10 Ecológico" ( www.oekotopten.lu ) pode aprender-se a economizar energia. Para além das dicas úteis fornecidas pelos organizadores da feira, os visitantes têm a oportunidade de ver a diferença de consumo de energia entre os velhos dispositivos e os dispositivos de alta eficácia energética.

A entrada na feira custa 5 euros (3 euros para ciclistas e utentes dos transportes públicos; entrada gratuita para crianças até aos 12 anos). A feira está aberta ao público na sexta-feira entre as 14h e as 21h; no sábado e no domingo, entre as 10h e as 19h. Para mais informações visite o site do certame (em www.oeko.lu ).

Aneli Silva
Foto: Anouk Antony

Sem comentários:

Enviar um comentário