segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nova Iorque: Cimeira da ONU decide futuro dos 8 Objetivos do Milénio

O futuro dos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), comprometido pela crise económica e financeira, decide-se a partir de hoje nas Nações Unidas, em Nova Iorque, numa cimeira, que pretende dar um novo impulso às metas de desenvolvimento internacionais para 2015.

“Embora os atrasos sejam sérios, não devemos assustar-nos”, disse na semana passada o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, que convocou a Cimeira, que se prolonga até 22 de setembro.

Os oito objectivos, acordados a nível internacional no ano 2000, visam reduzir a pobreza, a fome, a mortalidade materna e infantil, a doença, a habitação inadequada, a desigualdade de género e a degradação ambiental, até 2015.

Com resultados muito díspares, e com poucas razões para optimismo, sobretudo em África, a ONU tem-se esforçado por transmitir confiança, para manter os objectivos na agenda internacional.

Um “impulso para os próximos cinco anos”, até ao prazo definido no ano 2000 para alcance das oito metas, é o objectivo assumido pelo secretário-geral para esta cimeira.

Mas a situação económica ainda é “frágil e vagarosa”, e do seu fortalecimento vai depender em muito a melhoria dos indicadores sociais, conforme salientou esta semana o Fundo Monetário Internacional.

Espera-se, assim, a adopção de um plano de acção até 2015, a par do lançamento de uma Estratégia Global para a Saúde Materna e Infantil.

Brasil em destaque

Em destaque estarão os casos de sucesso, entre eles o Brasil, a caminho de alcançar todas as metas.

Mais de 140 chefes de Estado e de Governo passam esta semana pelas ONU, para a cimeira e para o debate na assembleia geral (a decorrer de 23 a 29 de Setembro), que terá como tema a “Reafirmação do Papel Central das Nações Unidas na Governação Global”.

Sem comentários:

Enviar um comentário