sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Portugal: Carlos Queiroz demitido pela Federação Portuguesa de Futebol


Gilberto Madail anunciou ter a direcção da Federação Portuguesa de Futebol decidido "resolver" o contrato de prestação de serviços com Carlos Queiroz, ao mesmo tempo que solicitou ao presidente da Assembleia Geral desencadear o acto eleitoral.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) leu um comunicado no final da reunião da direcção em que anunciou a decisão, "já comunicada a Carlos Queiroz", de demitir o seleccionador nacional, consequência dos "últimos acontecimentos".
Madail acrescentou ainda que o treinador conhecerá em "primeira mão" os fundamentos da direcção da federação para a dispensa do seleccionador.

A contratação de um novo técnico é agora a prioridade da federação, que irá iniciar, de imediato, contactos e conversações com vista à contratação de um técnico que assuma as funções de seleccionador nacional a tempo de preparar e orientar a equipa já nos próximos jogos de qualificação para o Euro2012.

Com o actual mandato já para lá do prazo estatutariamente previsto, a direção da FPF anunciou também ter solicitado ao presidente da Assembleia Geral a marcação de eleições. A assembleia eleitoral efectuar-se-á ainda ao abrigo dos actuais estatutos, que não estão de acordo com a Lei e que motivaram a retirada do estatuto de utilidade pública desportiva.

As associações distritais, que têm bloqueado a aprovação dos novos estatutos, continuarão a deter a maioria dos votos e serão determinantes para a escolha da nova direção.
Quando os estatutos da FPF estiverem adequados à lei será obrigatório desencadear novo ato eleitoral no prazo de seis meses.
Finalmente, o comunicado lembrou que "esta decisão não consubstancia uma demissão nem uma renúncia ao mandato pelo que está assegurada a estabilidade diretiva até à realização das eleições", bem como que a "Direcção mantém-se com plenos poderes e continuará a trabalhar como até aqui, tendo total autoridade para exercer as respetivas funções estatutárias".

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, recusou hoje comentar a dispensa de Carlos Queiroz de selecionador nacional de futebol. "Não farei nenhum comentário [sobre] seja o que for que a Federação decida hoje, amanhã ou depois. Faço-me entender?", disse Laurentino Dias.

O secretário de Estado também recusou comentar as declarações do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira - que acusou Laurentino Dias de ter o "objectivo nítido" de afastar o selecionador nacional de futebol –, alegando que não é comentador desportivo.

"Pelas minhas palavras respondo eu, comentam as senhoras e os senhores [jornalistas], pelas palavras dos outros respondem os outros e comentam as senhoras e os senhores. Eu não sou comentador desportivo", sublinhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário