sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Semana Europeia da Mobilidade decorre até dia 22, um pouco por todo o Grão-Ducado

Uma série de passeios de bicicleta são, uma vez mais, organizados pela autarquia da cidade do Luxemburgo, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre até dia 22.

A ideia é sensibilizar as pessoas para utilizarem a bicicleta como meio de transporte no seu dia-a-dia. Os passeios terão lugar este sábado, às 9h e às 9h30; e no domingo, às 18h15 e 21h. As pessoas interessadas em participar, devem inscrever-se através do tel. 47 96-41 36.

Troque uma velha bicicleta por um "velo'h"

Uma outra acção lançada durante esta Semana Europeia da Mobilidade é a colecta de bicicletas – denominada "Bring your bike". A iniciativa decorre também este sábado, na place Guillaume II, na capital. Entre as 9h e as 15h, as pessoas podem entregar as suas velhas bicicletas (apenas as de adulto) e receber em troca uma assinatura anual para o sistema de bicicletas urbanas "Velo'h". O objectivo desta acção é apoiar a criação de uma oficina de reparação e de venda de bicicletas com os meninos de rua de Kigali, no Ruanda.

Para mais informações, tel. 621 223 437 e 691 509 087 (ou por e-mail: san.access@gmail.com ).

No âmbito da Semana da Mobilidade, 13 autarquias, de Walferdange a Colmar-Berg, passando por Larochette e Boevange, associaram-se para organizar este domingo, 19 de Setembro, entre as 11 e as 15h, um ráli-paper em bicicleta. A mesma ideia tiveram oito autarquias em que se incluem as de Mullendorf, Hunsdorf, Gosseldange e Mersch. A prova decorre no mesmo dia, das 10 às 19h. A cidade de Esch/Alzette, por seu lado, organiza dois passeios em bicicleta, um de 25 km e outro de 75 km, entre ooutros projectos como visitas guiadas e passeios para crianças.

A bicicleta continua a ser um dos meios de transporte favoritos dos habitantes do Luxemburgo ou não admira tivesse o país mais de 190 itinerários possíveis de pistas cicláveis, através de mais de 500 sítios, aldeias e localidades, num total de mais de 600 quilómetros. Mais informações no site da "Lëtzebuerger Vëlos-Initiativ" (em www.lvi.lu ).

No ano passado, 50 comunas luxemburguesas organizaram eventos para assinalar esta Semana Europeia da Mobilidade. Para conhecer mais iniciativas consulte o site da Central de Mobilidade (www.mobiliteit.lu ).

Sem comentários:

Enviar um comentário