domingo, 3 de outubro de 2010

Brasil/eleições: Apesar do mau tempo, Rio de Janeiro com muito movimento nos postos de votação

O dia chuvoso não impediu que muitos eleitores brasileiros fossem hoje aos postos de votação no Rio de Janeiro para escolher os seis candidatos à Assembleia Legislativa, Congresso, Governo do estado e Presidente.

As eleições no Brasil começaram as 8:00 da manhã no horário local (12:00 em Portugal) e encerrarão as 17:00 da tarde.

Só no estado do Rio de Janeiro, o terceiro maior colégio eleitoral do país, cerca de 11 milhões de eleitores irão às urnas hoje para escolher seus representantes.

O clima na cidade é de bastante tranquilidade sem tumultos ou propaganda “boca de urna”, proibido pela justiça eleitoral.

No posto de votação numa escola pública no bairro de Copacabana, cerca de três mil pessoas são esperadas para votar.

Segundo explica a supervisora do Tribunal Regional Eleitoral no Rio (TRE), Simone Andrade, apesar da chuva e do frio a secção eleitoral está bastante movimentada.

“Com a chuva, a gente esperava que tivesse menos movimento. A chuva não está a intimidar nenhum dos eleitores”.

A responsável pelo posto de votação disse à Lusa que a eleição está a decorrer de forma “rápida e tranquila”.

“Tudo a funcionar perfeitamente bem”, garantiu. O eleitor que já está decidido pelo voto tem levado cerca de três minutos para votar, explicou.

Aos 79 anos, Terezinha Marina de Bessa já não é mais obrigada a votar, mas mesmo assim escolheu exercer o direito à cidadania.

“A pessoa que é mais esclarecida tem mais facilidade porque é muita coisa, muito número”, confessou Terezinha Marina de Bessa.

“Eu acho que se tenho condições eu devo votar, embora meus candidatos nunca vençam porque eu estou sempre em desacordo com o Governo”, afirmou a eleitora.

Já numa escola profissionalizante que serve como um posto de votação também em Copacabana, o eleitor Eduardo Cerqueira afirma não ter tido problemas com a votação.

“Foi rápido, já tinha ouvido falar que o nosso sistema é um dos melhores do mundo. Eu confirmei agora, é muito rápido”, disse à Lusa o eleitor.

Para Cerqueira, o voto deve ser obrigatório pois “a população tem que participar”, destacou.

Cerca de 135 milhões de eleitores vão hoje às urnas no Brasil, para escolher o 36.º Presidente do Brasil em 121 anos de República, além de 27 governadores e os representantes no Senado, na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas dos seus estados ou câmara distrital.

Sem comentários:

Enviar um comentário