domingo, 3 de outubro de 2010

Brasil/eleições: Dia eleitoral regista 368 prisões, 26 são candidatos

Num primeiro balanço das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou terem ocorrido, durante o dia das eleições, 368 prisões por crimes eleitorais em todo o Brasil, 26 das quais relativas a candidatos.

Até as 14:30 do Brasil (18:30 de Portugal), foram registadas 963 ocorrências de crimes eleitorais, sendo que 368 resultaram em prisão, a maior parte por “boca de urna” – propaganda eleitoral feita próximo aos postos de votação.

Houve 70 ocorrências envolvendo candidatos em todo o país, e destes, 26 foram presos.

A maioria das prisões de candidatos aconteceu no Mato Grosso com 16 candidatos presos naquele estado.

Foram registadas também quatro prisões de candidatos em Sergipe, duas em Goiás, duas no Ceará e uma em Santa Catarina e outra no Distrito Federal.

Segundo o balanço divulgado pelo ministro Arnaldo Versiani, do TSE, 199 pessoas foram presas por “boca de urna”, 97 por divulgação de propaganda eleitoral irregular, 25 por transporte ilegal de eleitores, três por fornecimento ilegal de alimentação e 22 por compra de votos.

De acordo com Versiani, o estado de Pernambuco foi o que registou o maior número de prisões, com 44. A seguir, suurge o Espírito Santo, com 42 presos.

Até o início da tarde no Brasil, 1.141 urnas foram substituídas por terem apresentado falhas técnicas. Este dado representa 0,28 por cento do total de urna eletrónicas.

Este número é menor se comparado a 2008, quando até as 14:30, haviam sido registadas 1.212 urnas sem funcionamento.

“Nessas eleições apesar do número maior de eleitores menor foi o número da urnas que apresentaram problemas”, afirmou o ministro do TSE, Arnaldo Versiani, em conferência de imprensa em Brasília.

Em apenas uma sessão eleitoral no estado do Amazonas, no norte do país, foi necessário substituir a votação eletrónica para o voto manual.

A divulgação dos resultados eleitorais para a escolha do Presidente da República ocorrerá apenas depois das 18:00 do Brasil (22:00 de Portugal), altura em que terminará o processo eleitoral nos estados com uma hora a menos em relação a Brasília: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.

Neste domingo, 135 804 433 eleitores brasileiros são chamados às urnas para eleger o próximo Presidente, 27 governadores e os representantes no Senado, na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas dos seus estados ou câmara distrital.

As urnas abriram às 08:00 locais (12:00 de Lisboa) e encerram às 17:00 locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário