segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Brasil/Eleições: Dilma Rousseff obtém 46%, José Serra 32%

Dilma Rousseff (na foto), candidata do Partido dos Trabalhadores, venceu a primeira volta com 47 milhões de votos, ou 46,7 por cento dos votos válidos, mas disputará uma segunda volta com José Serra.

Com 99,3 por cento dos votos contabilizados, pouco mais de cinco horas depois do fim da votação, o candidato do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB) obteve 33 milhões de votos, 32,7 por cento dos votos válidos.

Marina Silva, do Partido Verde, obteve 19,5 milhões de votos (19,45 por cento), num desempenho que surpreendeu analistas e garantiu a realização da segunda volta.

Apesar do favoritismo apontado pelas sondagens de opinião, a candidata apoiada pelo Presidente Lula da Silva não obteve mais da metade dos votos válidos para vencer a disputa na primeira volta.

Dilma Rousseff e o ex-ministro do presidente Fernando Henrique Cardoso vão disputar a segunda volta marcada para o dia 31 de outubro.

A realização de uma segunda volta surpreendeu grande parte dos especialistas, inclusive os institutos de opinião que apontavam um amplo favoritismo de Dilma durante a campanha.

Nos estados com maior população do país, a oposição ao presidente Lula da Silva venceu já na primeira volta em São Paulo e em Minas Gerais.

Em São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckim, do PSDB, venceu o candidato de Lula numa disputa apertada.

Em Minas Gerais, o atual governador António Anastasia, do PSDB, também de oposição a Lula, foi reeleito.

Já no estado do Rio de Janeiro, terceiro colégio eleitoral do país, Sérgio Cabral, aliado de Lula e atual governador, venceu a disputa, com uma ampla margem.

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário