Dilma Rousseff e José Serra, os dois candidatos mais votados nas presidenciais brasileiras, iniciam hoje as negociações políticas para disputar a segunda volta a 31 de Outubro.
Dilma, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) e do actual Presidente Lula da Silva, venceu domingo a primeira volta com 46,8 milhões de votos, ou 46,7 por cento dos votos válidos, e prometeu uma conferência de imprensa para a tarde de hoje.
José Serra, do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB), da oposição, obteve 32,8 milhões de votos, 32,7 por cento dos votos válidos.
Ambos vão tentar conquistar o apoio de Marina Silva, do Partido Verde (PV), terceira colocada na primeira volta e apontada como uma das responsáveis pela realização da segunda volta.
Marina obteve 19,5 milhões de votos (19,45 por cento), num desempenho que surpreendeu analistas e garantiu matematicamente a realização da segunda volta.
Apesar do favoritismo apontado pelas sondagens de opinião, a candidata apoiada por Lula da Silva não obteve mais da metade dos votos válidos para vencer a disputa na primeira volta.
A realização de uma segunda volta surpreendeu grande parte dos especialistas, inclusive os institutos de opinião que apontavam um amplo favoritismo de Dilma durante a campanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário