sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Contador pode perder o "Tour" devido a doping


Alberto Contador pode tornar-se o segundo ciclista a perder o título da Volta a França por doping, depois de em 2006 Floyd Landis ter visto a sua vitória ser atribuída a Oscar Pereiro.
O espanhol terá acusado num controlo antidoping um resultado anormal, com vestígios de clembuterol (estimulante semelhante à efedrina, que diminuiu a fadiga).

O ciclista, vencedor do Tour de 2010, reclama inocência, fala num "autêntico erro" e atribui o resultado da análise a uma "contaminação alimentar".
"Penso que isto se vai resolver e que a verdade surgirá", disse o atleta que foi alvo do controlo no dia 21 de Julho, um dos dias de descanso do Tour e véspera da subida ao Toumalet. Para o espanhol, a quantidade detectada (50 picogramas) deve-se à carne que comeu ao almoço. "É tão pequena que não serve para nada", disse

Suspenso preventivamente pela União ciclista internacional (UCI), o corredor espanhol convocou uma conferência de imprensa para manifestar a sua inocência. A seu lado teve Bjarne Riis, o patrão da Saxo Bank.

"Trata-se de um caso de contaminação alimentar em que sou vítima, foi a própria UCI a confirmar-mo", afirmou, sublinhando que "é importante esclarecer o que se passou e enviar uma mensagem clara para o mundo do desporto, visto tratar-se de um problema social".

A UCI vai proceder agora, conjuntamente com a Agência mundial de antidoping (AMA), "a investigações científicas complementares antes de poder ser retirada qualquer conclusão".

Sem comentários:

Enviar um comentário