quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Destaques do CONTACTO na edição de 13 de Outubro
Foi há dez anos que o Grão-Duque Henri subiu ao trono. O aniversário é a manchete do CONTACTO desta semana. Nas páginas centrais, passamos em revista os momentos mais marcantes do reinado, da subida ao trono à última visita oficial em Portugal.
Uma delegação de quarenta portugueses esteve no Parlamento luxemburguês para falar das dificuldades de integração no Grão-Ducado. A comitiva ocupou as bancadas dos deputados para fazer ouvir as reivindicações da comunidade. A participação política, o insucesso escolar e o desemprego são os problemas que mais preocupam os imigrantes no Luxemburgo. Uma visita histórica para a comunidade portuguesa que o CONTACTO acompanhou passo a passo. Esta foi a primeira vez que Laurent Mosar, presidente do Parlamento, recebeu representantes de estrangeiros na Câmara dos Deputados.
Os médicos ameaçam fazer greve já a partir de segunda-feira, se o projecto-lei da Segurança Social não for alterado. O secretário-geral da Associação de Médicos diz que não concorda "com uma única linha" do texto apresentado pelo Governo. O mano-a-mano entre a classe médica e o executivo promete ser tenso. Sem alterações ao projecto-lei, os médicos podem vir a fazer greve por tempo indeterminado.
Na edição desta semana, fique ainda a conhecer o caso de uma menina portuguesa a viver no Luxemburgo que foi raptada pelo próprio pai. O divórcio leva muitas vezes um dos pais a mudar de país, e a regulação do poder paternal complica-se. Há quem queira ficar com os filhos há força sem saber que pode ser acusado de rapto internacional.
Estas e outras notícias para ler no Contacto desta semana.
-------------------------------------------
Ainda não recebe o CONTACTO em casa?
Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário