domingo, 31 de outubro de 2010

Hoje muda a hora - atrase o seu relógio 1 hora

Hoje não se esqueça de mudar a hora: os dias passam a ser mais curtos e as noites maiores.

Os relógios recuaram uma hora na madrugada deste domingo, dando início ao horário de Inverno, que se prolonga até Março de 2011, altura em que regressamos à hora de Verão.

Este domingo é o dia mais longo do ano, com 25 horas, uma vez que a hora legal é atrasada em 60 minutos: quando eram 3h da manhã no Luxemburgo os ponteiros recuaram para as 2h.

A mudança de hora resulta de uma directiva comunitária e acontece em toda a União Europeia (UE), continuando a verificar-se as diferenças horárias entre os países dos três fusos horários que atravessam o continente europeu.

Os três fusos horários colocam Portugal, Grã-Bretanha e Irlanda na mesma hora do meridiano de Greenwich, enquanto a maioria dos restantes países europeus, como o Luxemburgo, se regulam pelo meridiano de Berlim, com um avanço de 60 minutos.

Este recuo nos ponteiros dos relógios acontece sobretudo por razões civis, uma vez que, do ponto de vista astronómico, apenas faria sentido uma correcção de 37 minutos.

A mudança de hora deve-se a uma directiva que determina que os países da UE devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.

Atenção às "depressões de Inverno"!

Durante cinco meses, as noites vão começar mais cedo, os dias vão ser mais curtos, o que pode trazer alguns distúrbios a muitos europeus. Padecem da chamada "depressão de Inverno" sobretudo os povos escandinavos e do Leste Europeu, em cujos países o crepúsculo no Inverno, a partir de Novembro, pode chegar entre as 14 e as 15h.

Para compensar a falta de luz, há países, como a Inglaterra, que, quando as condições meteorológicas fazem baixar a luz, aconselham as pessoas que têm risco de depressão a fazerem fototerapia em casa.

Texto: JLC com Lusa
Foto: MarcWilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário