A escola da Clínica para Crianças (Kannerklinik) foi oficialmente inaugurada na semana passada. Trata-se de uma escola destinada às crianças hospitalizadas ou que não podem ir à escola na sequência de um internamento. Esta é uma escola especial que, na realidade, existe há mais de 15 anos, mas apenas em 2009 foi oficializada, com a entrada em vigor da lei sobre o ensino fundamental.
"À partida, a escola da Kannerklinik era mantida por benévolos que não eram necessariamente professores", explica Robert Kirsch, o presidente da escola. "Depois, passaram a ser os encarregados de curso, enviados pela comuna – a cidade do Luxemburgo –, a prestar apoio escolar às crianças. Só depois da adopção da nova lei escolar foi oficialmente decidido que professores do Estado viriam dar aulas às crianças hospitalizadas".
Escola no hospital implica quatro domínios de intervenção, sendo que a palavra de ordem continua a ser a colaboração entre os docentes do hospital e a escola que a criança internada frequenta habitualmente. "É muito importante conservar esta ligação – explica o presidente –, já que permite que a criança continue em contacto com o exterior".
Actualmente, 20 a 30 crianças frequentam semanalmente a escola da Kannerklinik: hospitalizações de curta duração no centro de dia, passando pela pedopsiquiatria e a ajuda ao domicílio, as crianças são enquadradas diariamente durante várias horas. O ensino a domicílio é reservado às crianças que já não estão hospitalizadas mas que não estão ainda em condições de regressar à escola.
Para mais informações, os interessados devem contactar a Kannerklinik (e-mail: ecolekannerklinik@chl.lu).
F. Pinto
Foto: Anouk Antony
Sem comentários:
Enviar um comentário