terça-feira, 26 de outubro de 2010

Luxemburgo: Aulas de ginástica em português para todas as idades

A professora de Educação Física Catarina Andrade iniciou recentemente um projecto de actividades físicas para pessoas de todas as idades no Grão-Ducado.

A ideia nasceu quando Catarina veio para o Luxemburgo, há cerca de três meses, e resolveu apresentar ao Centro de Apoio Social e Associativo (CASA, no n°15, Montée de Clausen) um projecto "para trabalhar com a toda comunidade lusófona, porque sabia que aqui não existia nenhum".

"José Trindade demonstrou uma grande abertura em relação ao projecto e acho que as instalações do CASA são boas para o dinamizar".

Quanto às aulas já ministradas, a jovem professora diz que a receptividade das pessoas "tem sido muito boa".

"Todos têm mostrado um grande interesse e assiduidade, apesar de nem todas as aulas estarem ainda abertas. Faltam as aulas para pais e crianças até cinco anos, para que possam acompanhar o crescimento dos seus filhos, e para as crianças dos 6 aos 12 anos. Para adultos e seniores, já abriram", esclarece.

Catarina espera que o número de alunos aumente em todas as faixas etárias porque, como sublinha, "a actividade física é muito importante para que nos sintamos bem, seja em que idade for".

"Melhora a mobilidade, facilita o controlo do peso, da tensão arterial e dos valores da glicemia e diminui o colesterol. Proporciona igualmente um bem-estar psicológico e potencia um aumento da qualidade de vida". Catarina Andrade recorda que, além disso, "fazer exercício físico pode ser, também, bastante divertido".

No CASA vão muito em breve ser iniciadas sessões gratuitas de convívio e aprendizagem sobre temas como a alimentação, exercício físico, entre outros.

Maria Emília (de preto na fotografia) é uma das alunas seniores das aulas ministradas no CASA. Foi das pioneiras a aderir às aulas para seniores e confessa que está "a gostar muito".

"Estas aulas têm sido importantes para mim, porque para além de ocupar o meu tempo livre, passamos aqui uma hora muito agradável. Faço exercícios para o meu bem-estar e também posso conhecer e conviver com outras pessoas", explica.

Estão também confirmadas aulas em Schifflange, Rumelange, Strassen e Ettelbruck, mas ainda sem horários definidos.

Para mais informações, os/as eventuais interessados/as devem contactar Catarina Andrade pelo tel. 621 300 155 (ou por e-mail: goluxemburgo@gmail.com ).

Texto e foto: Á. Cruz

1 comentário: