sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Portugal/Televisão: RTP adopta novo Acordo Ortográfico a partir de Janeiro

A RTP vai adoptar o novo Acordo Ortográfico a partir de Janeiro de 2011, disse quinta-feira à agência Lusa o presidente do conselho de administração da RTP, Guilherme Costa.

O responsável confirmou a data de implementação do Acordo Ortográfico à margem da cerimónia de apresentação da nova grelha do canal, que terá no programa “Cuidado com a língua” um módulo dedicado “à volta do que muda e não muda” com o novo acordo.

A aplicação do Acordo Ortográfico terá efeitos em todo o grupo RTP (RTP 1 e 2, RTP Madeira, RTP Açores, RTP Internacional, e as rádios Antena 1, 2 e 3).

Acordo Ortográfico

O Brasil foi o primeiro país a aplicar o AO, em Janeiro de 2009. Portugal decidiu a sua entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2010, com um período de adaptação até 2016.

Dos oito países de língua portuguesa que deverão adoptar esta Nova Ortografia da Língua Portuguesa - Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor - , o AO está actualmente em vigor apenas em dois – Brasil e Portugal – e falta ser ratificado por outros dois: Angola e Moçambique.

A Agência Lusa começou a aplicar o AO em todos os textos que produz desde 30 de Janeiro de 2010 e outros jornais portugueses também já seguiram o exemplo (Expresso, Correio da Manhã e Record). Outros jornais, como o Público, afirmaram nunca adoptar o novo AO.

A Redacção do CONTACTO estabeleceu um período de cinco anos para "adotar" o novo acordo.

Foto: Á. Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário