segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FMI: Recuperação económica mundial "em perigo" se "espírito de cooperação" não existir, avisa Strauss-Kahn

A recuperação económica mundial está “em perigo” se “o espírito de cooperação” entre as principais economias do mundo não se mantiver, disse hoje em Xangai o diretor geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn.

"O espírito de cooperação deve ser mantido. Sem isso, a recuperação está em perigo", disse Strauss-Kahn após a conferência de alto nível entre o FMI e o governadores dos principais bancos centrais, de acordo com o discurso que chegou aos jornalistas.

O Fundo Monetário Internacional reuniu-se hoje em Xangai, numa conferência de alto nível com os governadores dos principais bancos centrais mundiais.

"Há agora o risco de que o coro dos que conseguiram domar a crise financeira se dissolva numa cacofonia de vozes discordantes", acrescentou o responsável, afirmando que essa atitude “vai certamente afetar todos”.

De acordo com o comunicado oficial, a reunião de hoje em Xangai teve como objetivo "avançar com as discussões sobre a aplicação de instrumentos de supervisão" pelos bancos centrais "com vista a contribuir para assegurar a estabilidade financeira" e pôr em prática mecanismos para evitar a falência de grandes instituições financeiras.

O encontro aconteceu no meio de receios sobre uma “guerra de moedas”, ainda que este tema não constasse do programa oficial, depois de vários bancos centrais terem enfraquecido as suas divisas para promover a economia.

A China é sobretudo criticada por recusar a valorização do yuan, mantendo o valor da sua moeda artificialmente baixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário