quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cineast: o maior festival de cinema do Luxemburgo

Há três anos, um grupo de cinéfilos amadores polacos a trabalhar no Luxemburgo teve a ideia de trazer até cá alguns filmes do seu país. A iniciativa fazia sentido: os polacos expatriados no Grão-Ducado tinham poucas oportunidades de ver o novo cinema da sua terra.

No ano seguinte, aos polacos juntaram checos, eslovacos e húngaros. Que têm estes quatro países em comum? Muita e pouca coisa. Os quatro constituem o Grupo de Visegrado que tem como objectivo reforçar a cooperação e promover a integração do grupo na União Europeia. O evento recebeu o nome de Festival de Cinema da Europa Central e Oriental, um título que foi mudado este ano para o mais comercial Cineast (leia-se "cinêist").

Em 2009, e apesar de ter lugar em paralelo com o festival DirActors, que é uma iniciativa de vários poderes públicos luxemburgueses, o festival levou às salas 3.600 pessoas.

Em 2010, o Cineast aposta mais alto ao aumentar radicalmente o número de salas e de filmes projectados. Na lista de locais estão a Cinemateca, a abadia de Neumünster, o Ancien Cinéma de Vianden e as salas do grupo Caramba no sul do país. Alem dos filmes provenientes dos quatro de Visegrado, o Cineast convidou um país exterior ao grupo, a Roménia. Com grandes tradições cinematográficas e actualmente com uma nova vaga de grandes cineastas, os filmes deste país enriqueceram a programação do festival, que conta com filmes que trazem consigo a chancela de terem sido considerados os melhores nos mercados internos ou premiados noutros festivais.

A organização do Cineast começa a ser grande demais para o pequeno grupo de funcionários europeus amadores de cinema que se reuniram há alguns anos para projectar alguns filmes da sua preferência. Espera-se que o maior festival de cinema do Luxemburgo em termos de público possa continuar no futuro com mais profissionalismo e melhores apoios financeiros para permitir passar o cabo das tormentas que vai ser mais uma edição do Cineast.

Entretanto, ainda pode ver filmes polacos, checos, eslovacos e romenos até domingo. E nesse dia, na Cinemateca, pode assistir à entrega do prémio ao melhor filme do festival, seleccionado por um júri onde participou o crítico do CONTACTO, Raúl Reis. A programação do Cineast pode ser consultada em www.filmfestival.lu , na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário