sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Luxemburgo: Exposição sobre Hugo Gernsback - pai da ficção científica - em Mersch

Decorre até 18 de Março do próximo ano, uma exposição sobre a vida e obra do luxemburguês Hugo Gernsback, pai da ficção científica, na Centro Nacional de Literatura em Mersch.

Modesto filho do viticultor Gernsbacher, Hugo nasceu em 1884 na cidade do Luxemburgo, no bairro de Bonnevoie. Desde muito jovem que se interessou pelas tecnologias que começavam a revolucionar aquela época – a electricidade, o telefone, e todos os materiais de comunicação. Após os seus estudos técnicos na Alemanha, onde aperfeiçoou um rádio transmissor portátil e vários módulos de uma bateria de alta amperagem, emigra com 20 anos para os Estados Unidos onde vai simplificar o seu nome de origem, passando então a chamar-se Hugo Gernsback.

Após ter criado em 1925 uma televisão, é em 1926 que lança a célebre revista "Amazing Stories", em que escreve e descreve histórias e aventuras extraordinárias, criando então o termo "science fiction" (ficção científica).

Hugo Gernsback faleceu em 1967, após ter sido condecorado em 1954 pela Grã-Duquesa Carlota do Luxemburgo com o grau de Oficial da Coroa de Carvalho pelos serviços prestados à ciência. Reconhecido como o "pai da ficção científica", é em sua honra que a Convenção Mundial da Ficção Científica atribui anualmente o "Prémio Hugo" para recompensar a melhor obra deste género literário.

A exposição pode ser vista de segunda à sexta-feira das 10h às 18h, no Centro Nacional de Literatura em Mersch.

Para mais informações, consulte o portal http://cnl.public.lu

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário