sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Suíça: Suíços votam domingo expulsão automática de estrangeiros condenados

Os suíços votam domingo a expulsão automática de estrangeiros condenados, uma proposta da extrema direita que tem a oposição dos restantes partidos e das associações de defesa dos imigrantes, mas que as sondagens dão como aprovada.

Lançada pelo mesmo partido que promoveu o referendo sobre os minaretes - a União Democrática do Centro - a proposta visa retirar automaticamente a autorização de residência a estrangeiros condenados por crimes como violação, atos de violência, tráfico de droga ou abuso do estado social.

A iniciativa da União Democrática do Centro (UDC), partido maioritário na Suíça, será submetida à população em simultâneo com um projecto alternativo, entretanto, lançado pelo Governo federal que prevê que cada caso de deportação seja analisado por um juíz.

Os eleitores poderão escolher um dos dois projetos ou rejeitar ambos.

A expulsão de estrangeiros já existe na Suíça por decisão dos tribunais cantonais que se pronunciam em função dos casos particulares, mas a proposta da UDC quer tornar o procedimento automático.

O referendo sobre a expulsão automática de estrangeiros condenados está a deixar indiferente a comunidade portuguesa no país estimada em cerca de 200 mil pessoas, o terceiro maior grupo de estrangeiros.

"Grande parte dos portugueses estão alheios ao que está a acontecer. Creio mesmo que uma lei que toque centralmente a permanência e a vida dos imigrantes na Suíça nunca foi tão pouco debatida como esta e isso é preocupante", disse à agência Lusa, Manuel Beja, conselheiro das Comunidades Portuguesas.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários:

Enviar um comentário