O primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, igualmente presidente do Eurogrupo (países onde circula a moeda do euro), defendeu que a Suíça deve integrar a União Europeia.
"Desejo a adesão da Suíça à UE", declarou Juncker em entrevista ao semanário alemão "Die Zeit", reconhecendo que há oposição da soberania popular.
"Só assim a UE estará completa", estima o presidente do Eurogrupo, qualificando de "absurdo geostratégico essa mancha branca no mapa da Europa".
"A Suíça está directa ou indirectamente envolvida com o que se passa sua volta", acrescenta Juncker, estimando que os suíços sabem o que é do seu interesse para o futuro".
Se permanecer fora da UE, "como é que daqui 30 anos, vai organizar a sua total autonomia com os outros e contra os outros? Isso não faz sentido", aponta, estimando que os suíços vão acabar por ficar "um dia sozinhos".
Ainda na mesma entrevista, o primeiro-ministro luxemburguês diz-se convencido de que todos os países da UE tiraram proveito da sua adesão, "tanto os grandes como os pequenos". "Grandes países como a Alemanha e França, não seriam agentes da política mundial se não fossem membros da União Europeia".
Foto: Shutterstock
Sem comentários:
Enviar um comentário