quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Luxemburgo: Aulas anuladas devido a nevão e caos total nas estradas até bem perto da manhã de hoje




As aulas em todas as escolas e liceus do país, incluindo no Centro de Línguas e a Universidade, foram hoje anuladas devido ao nevão que caiu ontem sobre o Luxemburgo, anunciou o Ministério da Educação.

Caos total
em todo o país

Caos é a única palavra que descreve a situação nas estradas de norte a sul do Luxemburgo ontem à noite devido ao forte nevão que caiu a partir do fim da tarde. Desde essa hora - hora à qual se dão a maioria das saídas dos empregos - , e até bem perto da manhã de hoje, a situação do trânsito foi caótica, num verdadeiro teste de resistência e paciência dos automobilistas, muitos com crianças a bordo.

Algumas auto-estradas, como a A3, onde se viveram os momentos mais tensos, o trânsito - sobretudo automobilistas fronteiriços, mas também muitos residentes do Luxemburgo, ficou completamente bloqueado a noite toda, devido a vários camiões atravessados nas duas faixas de rodagem junto à zona da área de serviço de Berchem.

A A6 ficou um pouco mais fluída cerca das 23h, mas apenas porque a maioria dos camiões tinha decidido encostar-se nas bermas da faixa de rodagem e passar aí a noite.

Entre as 17h30 e as 22h30, a Central de Socorros de Urgência registou 40 acidentes rodoviários, 65 quedas de árvores e 20 intervenções das equipas de protecção civil e de bombeiros.

Era cerca da meia-noite, as autoridades francesas pediram que os serviços de socorro luxemburgueses interviessem para auxiliar famílias com crianças a bordo na auto-estrada A3.

Os centros de socorro de Dudelange, Bettembourg, Schifflange, Kayl, Steinfort, Mamer, Leudelange e Roeserbann mobilizaram uma pequena centena de voluntários para chegar aos locais críticos e prestar auxílio aos automibilistas bloqueados.

Foram distribuídos 200 litros de café, 100 litros de sopa, 300 chourições e 700 cobertores.

A auto-estrada A31, que liga a A3 a França foi encerrada ao trânsito às 2h da manhã, a prtur da fronteira de Dudelange, o mesmo acontecendo com a A3, às 3h30.

Às 4 da manhã, o engarrafamento na A3 e na A31 prolongava-se ainda por quase 7 km nas duas direcções.

O aeroporto do Luxemburgo encerrou a partir das 17h30 de ontem e voltou a abrir esta manhã ao público, mas as autoridades aeroportuárias avisam os passageiros que o tráfego áreo vai ser perrturbado durante o dia todo.

Fotos: Luxemburger Wort

Sem comentários:

Enviar um comentário