O deputado do PSD pela Europa Carlos Gonçalves disse na segunda-feira que há mais portugueses no Luxemburgo em dificuldades, mas considera que isso não se traduz num aumento dos emigrantes sem-abrigo.
“Há o sentimento entre a comunidade que as pessoas em dificuldade estão a aumentar, também por conta dos portugueses que estão a chegar”, afirmou.
Carlos Gonçalves falava à Lusa na sequência de uma visita que realizou ao Luxemburgo no fim-de-semana.
Sublinhando que a “solidariedade da comunidade portuguesa” consegue atenuar muitas das dificuldades que alguns portugueses enfrentam, o deputado disse ainda que o número dos sem-abrigo não aumentou.
“Um em cada quatro ou cinco sem-abrigo é português. São números que estão dentro da média tendo em conta a representatividade portuguesa no Luxemburgo”, indicou.
Carlos Gonçalves defendeu também que as “autoridades portuguesas têm de articular a sua atividade com instituições e entidades direcionadas para o apoio social, porque podem ajudar no contacto com as pessoas, porque muitas não falam as línguas locais, e podem estabelecer contacto com as famílias”.
O deputado ressalvou ainda que continuam a chegar muitos portugueses ao Luxemburgo, mas alertou que a crise também chegou aos outros países e que “a crise toca em primeiro lugar às comunidades imigrantes”.
Os portugueses residentes naquele país transmitiram ao deputado social-democrata a sua preocupação relativamente ao ensino.
“A sua principal preocupação mantém-se: os números não muito positivos do aproveitamento escolar da comunidade portuguesa”, disse.
Foto: Gerry Huberty
Sem comentários:
Enviar um comentário