O preço da água vai subir já em Janeiro, devendo atingir um máximo de 7 euros por metro cúbico. O ministro do Interior, Jean-Marie Halsdorf já escreveu às comunas, afirmando que devem aplicar a lei. O problema é que este custo real da água é muito pesado para algumas comunas e os seus habitantes arriscam-se a ver a factura de água subir a níveis incomportáveis. Como justificar perante os habitantes que o preço real da água pode variar, dependendo das comunas, entre 5 e mais de 12 euros por mil litros de água?
Foi precisamente para acalmar os ânimos, que o ministro do Interior propôs um preço máximo de 7 euros. Uma decisão recebida com agrado pelo Syvicol (syndicat des villes et communes luxembourgeoises). Sendo aplicado o limite de 7 euros por metro cúbico de água, as comunas continuarão a suportar custos. O aumento será, assim, menos pesado para os consumidores.
Cigarros mais caros em Janeiro
Os fumadores vão ter mais uma razão para parar de fumar em 2011: o preço dos cigarros vai subir. Os deputados luxemburgueses aprovaram recentemente a lei que altera as taxas aplicadas ao tabaco. Em consequência disso, um maço vai custar mais entre 10 a 20 cêntimos a partir do próximo mês de Janeiro.
A nova lei prevê que seja considerada, para calcular o preço médio ponderado de todas as marcas e não apenas das marcas mais vendidas.
O Estado vai encaixar este ano mais de 526 milhões de euros de impostos oriundos do tabaco.
Sem comentários:
Enviar um comentário