quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Portugal / Automobilismo: Albuquerque vence Corrida dos Campeões


O piloto português Filipe Albuquerque venceu no domingo a Corrida dos Campeões de 2010, em Dusseldorf, Alemanha, após derrotar os campeões do Mundo em título de Fórmula 1 e de Ralis, o alemão Sebastian Vettel e o francês Sébastien Loeb.

Loeb, sete vezes campeão mundial de ralis, disputou a final com Albuquerque, que, na sua terceira participação na Corrida dos Campeões (ROC), se tornou o primeiro português a estar presente na corrida decisiva deste evento de exibição, este ano realizado no estádio Esprit Arena.

"Estou muito contente com esta vitória. Entrei em prova hoje com o objectivo de vingar os resultados menos bons de ontem, que afastaram Portugal cedo da ROC Taça das Nações, e à medida que as eliminatórias iam acontecendo os níveis de confiança foram subindo", disse Filipe.

Em Agosto, o piloto de Coimbra tinha sido campeão ROC Sul da Europa, ROC Ibéria e ROC Portugal nas provas disputadas no Autódromo Internacional do Algarve, que o apuraram para Dusseldorf, mas na Alemanha não era um dos favoritos, em função nos nomes que tinha pela frente.

Albuquerque começou por derrotar o norte-americano Tanner Foust, vencendo depois Carls Edwards e Sebastian Vettel, antes de derrotar o português Álvaro Parente nos quartos- de-final e voltar a bater Vettel nas meias-finais.
Numa final disputada em três mangas, Loeb era favorito, até porque tinha derrotado Albuquerque na véspera, mas o português venceu-o por duas vezes e conquistou o troféu Campeão dos Campeões.

Albuquerque destacou, no entanto, o seu primeiro embate com Vettel, que há alguns anos foi seu companheiro na Red Bull Junior Team.
"Foi um momento muito importante. O Vettel demonstrou ao longo de todo o evento ser bastante rápido e tinha todos os alemães no estádio a torcerem por ele. Foi uma luta renhida, mas a vitória teve um significado especial", disse, frisando: "Não é todos os dias que temos hipótese de ser mais rápidos que o campeão do Mundo de Fórmula 1".

Manifestando-se "orgulhoso" com este "resultado espectacular", Filipe Albuquerque sublinhou: "Pela primeira vez Portugal terá um piloto Campeão dos Campeões e isso é certamente motivo de orgulho".

Sem comentários:

Enviar um comentário