
O PAICV, do primeiro-ministro José Maria Neves, que governa os destinos do país há 10 anos, tem pela frente quatro adversários, com destaque para o principal partido da oposição MpD, do ex-primeiro-ministro Carlos Veiga (que passou recentemente pelo Grão-Ducado). Além do PAICV e MpD, a UCID, de António Monteiro, PSD, João Além e PTS, João do Rosário, completam o menu de ofertas aos eleitores.
Foi neste espectro político que arrancou hoje a campanha eleitoral em todos as ilhas e concelhos de Cabo Verde, sendo que a animação é maior nas duas principais cidades do país, a Praia e o Mindelo. Comícios, arruadas, espectáculos, encontros directos com os eleitores vão marcar este período, antecedido por alguns debates entre os partidos concorrentes.
Ainda na noite de terça-feira última José Maria Neves e Carlos Veiga enfrentaram-se naquele que foi o primeiro debate entre os dois na rádio e televisão de Cabo Verde, depois de terem feito o mesmo antes, conjuntamente, com dois outros concorrentes, António Monteiro, da UCID, e João do Rosário, do PTS.
Dois maiores partidos cabo-verdianos vão fazer campanha no Luxemburgo, mas tudo ainda muito morno
No Luxemburgo, os representantes dos dois maiores partidos - PAICV e MpD - não se fazem ouvir e o debate programado no programa Morabeza, da Rádio Latina, se vier a ter lugar, virá já muito tarde para se poder passar informação pertinente aos possíveis eleitores cabo-verdianos residentes no Grão-Ducado.
Recorde-se que serão instaladas mesas de voto no Consulado de Cabo Verde para o momento decisivo, dia 6 de Fevereiro.
Henrique de Burgo, correspondente do CONTACTO,
in blogue Cabolux (blogue associado do nosso jornal)
Sem comentários:
Enviar um comentário