segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cinema: O filme "The Social Network" vence Globos de Ouro 2011

"The Social Network", de David Fincher, ganhou domingo à noite em Beverly Hills, Califórnia, o Globo de Ouro para melhor filme dramático, o prémio mais prestigiado da cerimónia de entrega de prémios.

O filme reconstitui o nascimento controverso da rede social Facebook, nascida num campus norte-americano que se tornou numa empresa que vale vários milhões de dólares. A recompensa consagra o sucesso do filme na 68ª edição dos Globos de Ouro, onde ganhou três outros troféus durante a noite: melhor produtor para David Fincher, melhor música e melhor argumento para Aaron Sorkin.

O britânico Colin Firth (na foto) ganhou o prémio de melhor actor num filme dramático pelo seu papel em "The King´s Speech".

O actor, com 50 anos, foi distinguido pelo seu desempenho como rei George VI, perturbado pela sua gaguez, mas que acabou por vencer a sua deficiência graças à ajuda de um terapeuta com métodos originais, interpretado por Geoffrey Rush.

Colin Firth, cujo nome é apontado como certo nos Óscares 2011, era o grande favorito da noite, à frente de Jesse Eisenberg ("The Social Network"), James Franco ("127 hours"), Ryan Gosling ("Blue valentine") e Mark Wahlberg ("The fighter").

A norte-americana Natalie Portman foi designada como a melhor actriz num filme dramático, pelo seu papel em "Black swan".

A actriz, de 29 anos, já laureada em 2005 com um Globo de Ouro para melhor actriz secundária pelo seu papel em "Closer", foi recompensada pela sua interpretação como a dançarina principal do New York City Ballet, que mergulha na loucura e paranóia após ser escolhida como protagonista do "Lago dos cisnes".

Portman foi acompanhada na cerimónia pelo seu companheiro, o bailarino e coreógrafo francês Benjamin Millepied, do qual espera o seu primeiro filho.

O norte-americano Paul Giamatti ganhou, por sua vez, o prémio de melhor actor numa comédia, pelo seu papel em "Barney's version".

Giamatti, de 43 anos, que granjeou fama no meio do cinema independente graças ao filme "Sideways" (2004), foi recompensado pelo seu desempenho como Barney Panofsky, um personagem tão impulsivo quanto irrascível e muito politicamente incorrecto. Foi o seu segundo Globo de Ouro, após o prémio obtido em 2009 pelo seu papel na mini-série televisiva "John Adams".

A actriz norte-americana Annette Bening conquistou o prémio de melhor actriz de comédia, pelo seu papel no filme independente "The Kids Are All Right".

Benning tem 52 anos e este é o seu segundo Globo de Ouro, após ter sido premiada em 2004 por "Adorável Julia", também como melhor actriz numa comédia.

Dinamarca arrecada prémio para melhor filme estrangeiro

O filme dinamarquês "Revenge", assinado por Susanne Bier, foi designado como o melhor filme estrangeiro. "Revenge" ("Haevnen", na sua versão original) conta a história de duas crianças unidas por uma forte amizade, mas também por uma terrível vingança que fará vacilar o equilíbrio precário das suas famílias.

Para além de "O Concerto" (França), de Radu Mihaileanu, o vencedor mediu forças com "Biutiful" (México), apontado como favorito, "The Edge" (Rússia) e "Amore" (Itália).

Sem comentários:

Enviar um comentário