terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Eclipse parcial solar, esta manhã, visível no Luxemburgo e em Portugal

Entre as 8h e as 10h37 desta manhã de terça-feira, será visível no Luxemburgo o primeiro eclipse parcial solar de 2011.

A lua vai ocultar o disco solar até 75%, máximo que será possível observar quando forem cerca de 9h15. Depois dessa hora, a lua "retirar-se-á" lentamente até ao fim do fenómeno, às 10h37, sensivelmente.

No Luxemburgo, as condições meteorológicas não deverão, no entanto, permitir seguir o fenómeno, já que os meteorologistas do Findel anunciam céu muito nebulado para esta manhã em todo o Grão-Ducado.

No caso de o céu estar limpo, os serviços de meteorologia aconselham as pessoas a não olharem directamente para o Sol sem estarem munidas de óculos especiais para este tipo de fenómenos.

O eclipse vai poder ser observado na Europa, sobretudo de Leste, no Norte de África, no Médio Oriente e na Ásia Ocidental.

Nuvens tapam eclipse em Portugal

O primeiro eclipse parcial do Sol deste ano não será visível em Portugal devido à previsão de nebulosidade, segundo o Instituto de Meteorologia.

Em Portugal, o eclipse seria visível no Continente e na Região Autónoma da Madeira se as condições meteorológicas fossem favoráveis.

Contudo, segundo o Instituto de Meteorologia, a previsão para esta terça-feira de manhã aponta para céu "muito nublado" em Portugal Continental e "nuvens altas" na Madeira, pelo que o eclipse não será visível.

Quatro eclipses solares em 2011

Um eclipse solar é um fenómeno astronómico em que somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar. Tal sucede quando a Lua, em fase de Lua Nova, passa nos seus nodos ou na proximidade destes.

Este ano ocorrerão mais três eclipses parciais do Sol, a 1 de Junho, 1 de Julho e a 25 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário