Jean Ries conseguiu ultrapassar os testes de treino centrífugo para simular as forças G do disparo e reentrada do foguete de accelaração (até 6 G) no centro espacial NASTAR ("National Aerospace Training Center"), em Filadélfia nos EUA. Durante o disparo de 90 segundos do foguete no espaço, os passageiros irão suportar três ou quatro vezes a força da gravidade.
Piloto e pára-quedista desde os 16 anos, Jean Ries não se coibiu de pagar 200 mil dólares (cerca de 168 mil euros) para se tornar no primeiro luxemburguês a participar num passeio suborbital a cargo da "Virgin Galactic".
A "Virgin Galactic" é uma empresa do grupo Virgin do magnata aventureiro Richard Branson. O objectivo do projecto de Branson é a exploração do espaço por parte de todos os humanos. Pagando cerca de 168 mil euros, qualquer cidadão "normal" pode experimentar a sensação da microgravidade.
Após a descolagem, a "SpaceShip Two" fará um voo suborbital, atingindo uma velocidade máxima de cinco mil quilómetros por hora oferecendo somente três a quatros minutos de sensação de peso. Cada nave está projectada para levar dois tripulantes e seis passageiros. O preparativos para a viagem duram uma semana, mas a jornada fora de órbita leva somente dez minutos. Num prazo de cinco anos, a empresa pretende mandar para o espaço três mil pessoas.
O projecto do fundador da Virgin obrigou à construção de uma nova plataforma de lançamento para as naves espaciais, denominada "Spaceport", localizada simbolicamente perto de Rosewell, a localidade que em 1947 se tornou célebre devido à polémica surgida quando um oficial da Força Aérea norte-americana anunciou ter-se registado a queda de um OVNI nas proximidades. Rosewell tornou-se, desde então, num local de culto para os amantes das questões relacionadas com OVNIs e extraterrestres.
Turista espacial português já reservou bilhete
Recorde-se que a primeira viagem experimental da Virgin Galatic ocorreu em Outubro de 2004. Foi precisamente esta odisseia espacial que suscitou a curiosidade do português Mário Ferreira sobre a hipótese de viajar para o espaço. Mário Ferreira, homem de negócios que ajudou a colocar o Douro nos roteiros turísticos do mundo através da sua empresa de cruzeiros, Douro Azul, acabou por entrar em contacto com a Virgin Galactic para saber mais informações. Acabou por efectuar o pré-registo de inscrição ao pagar, no início de 2005, igualmente a soma de 200 mil dólares pela viagem.
No início de 2006, o empresário foi informado de que passaria a integrar o muito selecto clube da "Virgin Galatic" e tornar-se no primeiro português a viajar no espaço.
Na excursão suborbital, Mário Ferreira poderá ter como companheiros de voo os actores Morgan Freeman, Victoria Principal ou ainda o designer de fatos espaciais, Philippe Starck. Na lista de potenciais turistas constam ainda nomes como Robbie Williams, Dave Navarro, Stephen Hawking, William Shatner, Angelina Jolie ou Moby. "Bon voyage!"
Foto: NASTAR
Sem comentários:
Enviar um comentário