terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rússia: Serviços secretos sabiam do atentado

A imprensa russa escreve hoje que os serviços secretos sabiam da preparação do atentado terrorista de segunda-feira, que provocou 35 mortos e 140 feridos no aeroporto Domodedovo, mas não conseguiram determinar com precisão o local e a hora.

Além disso, os jornais russos chamam a atenção para a falta de medidas de segurança naquele aeroporto internacional de Moscovo, onde ocorreu o atentado.

“Nos últimos anos, nem todas as pessoas eram revistadas à entrada do terminal, por isso, pessoas que não levantavam suspeitas podiam transportar uma carga mortal”, declarou Oleg Panteleev, dirigente do centro analítico “Aviaport”, ao diário RBK-daily.

O jornal Kommersant considera que “o mais provável é que o atentado tenha sido preparado por um bando clandestino do Cáucaso do Norte”.

“Esta pode ter sido a reação a uma série de operações bem sucedidas das nossas forças de segurança no Daguestão e Inguchétia, durante as quais foram detidos ou neutralizados conhecidos comandantes da organização terrorista”, afirma a esse jornal o deputado Magomed Vakhaev, um dos representantes do Cáucaso do Norte na Duma Estatal (Câmara baixa) da Rússia.

O deputado Guennadi Gudkov, antigo agente dos secretos soviéticos e russos, sublinha em declarações ao mesmo diário: “Se, antes, os organizadores dos atentados terroristas procuravam os suicidas durante muito tempo e preparavam-nos durante meses, hoje, no Cáucaso do Norte, há uma fila de suicidas, prontos a fazerem-se explodir em qualquer lugar”.

O diário Vedomosti chama a atenção para o fato de o Presidente russo, Dmitri Medvedev, ter dado ordens para reforçar a segurança e encontrar os autores do atentado, e para as declarações do porta-voz do primeiro-ministro, Vladimir Putin, de que, por enquanto, não se planeiam demissões, defendendo que “tudo deve ser concentrado na solução dos problemas das vítimas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário