quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tunísia: Presidente de transição promete "ruptura total" com o passado

O Presidente de transição na Tunísia, Foued Mebazaa (à esquerda, na foto, com o primeiro-ministro Mohamed Ghannouchi), prometeu ontem à noite “uma ruptura total com o passado”, enquanto milhares de tunisinos voltaram a reclamar na rua a saída do governo provisório dos elementos do antigo regime.

“Comprometo-me a que este governo de transição conduza a uma ruptura total com o passado”, disse Mebazaa, numa transmissão directa pela televisão do Estado.

Nesta primeira intervenção pública desde que assumiu a presidência interina da Tunísia, Mebazaa prometeu também “satisfazer todas as aspirações legítimas da revolta para que se concretize a revolução da liberdade e da dignidade”.

Mebazaa prometeu nomeadamente “uma amnistia geral, a liberdade total de informação, a independência da justiça e a separação entre o Estado e o partido”, uma referência à União Constitucional Democrática (RCD) de Ben Ali, símbolo da corrupção e da repressão, que os manifestantes exigem que seja banido da vida política.

A manutenção de membros do RCD em postos chave do governo (Interior, Defesa, Negócios Estrangeiros e Finanças) provocou a demissão na terça-feira de três ministros da União Geral dos Trabalhadores Tunisinos (UGTT) e na quarta-feira de um dirigente da oposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário