No Luxemburgo, cerca de 86 % da população usa a internet todos os dias, mais 17 % que em 2005. Esta uma das conclusões de um estudo do Statec, o Instituto Nacional de Estatística do Grão-Ducado, sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação relativa a 2010.
O estudo, cuja divulgação coincidiu com o Dia Mundial da Internet Segura (que se assinalou ontem), revela ainda que 90 % dos lares têm computador. Logo a seguir vem a utilização dos computadores portáteis, que existem em 69 % das casas luxemburguesas.
O Luxemburgo posiciona-se em segundo lugar, a seguir aos PaísesBaixos, na lista dos países europeus que mais usam a internet. Uma utilização que varia consoante o nível de ensino, o género e o estatuto profissional: a internet é usada diariamente por 86 % dos homens e 82 % das mulheres. Dos utilizadores diários, 96 % deles têm formação superior contra 71 % que não têm estudos. Entre as crianças que frequentam o ensino obrigatório, 73 % usam o computador em casa.
Em 2010, 63 % dos internautas luxemburgueses usaram a internet para fazer uma transacção bancária.
No que respeita à utilização das novas tecnologias, a consola de jogos existe em 44 % dos lares enquanto que o telefone portátil é usado em 99,4 % das casas, sendo que quatro em dez crianças que frequentam o ensino obrigatório já o usam.
I.F.
Foto: Arq. LW
Sem comentários:
Enviar um comentário